WIP Technic Plataforma de Gás (1ª parte)




Este projecto comunitário foi elaborado para a comunidade 0937 iniciado em Janeiro de 2013, a ideia inicial foi dada pelo Americo Verde num encontro em Leiria e era bastante simples: criar um MOC Technic de grandes dimensões. Após muitas sugestões pouco práticas surgiu a ideia de criar uma plataforma petrolífera, e era perfeito para a temática technic, pois a nível técnico enquadrava-se bem, poderíamos criar vários mecanismos num único MOC e em termos estéticos as treliças e estruturas metalicas inerentes a uma plataforma eram facilmente reproduzíveis com peças technic.


Assim sendo o primeiro passo seria definir as dimensões da plataforma e chegamos a uma medida de 144 x 144 studs o que é enorme para uma estrutura elevada, de seguida teríamos que definir as peças que pretendíamos encomendar para as dimensões projectadas, assim tive que criar um esboço em LDD das estruturas principais e fazer uma estimativa da quantidade de peças a encomendar.





A estrutura inicial continha 8 pés para proporcionar mais estabilidade no entanto não será essa a estrutura usada no projecto real, mas sim uma estrutura de 4 pés, pois após ter feito vários testes descobrimos que uma estrutura com uma distribuição equilibrada através de treliças podia direccionar o peso todo para pontos definidos neste caso os 4 pés.






Após varias testes no LDD e esquemas cheguei a um desenho que se divide em 3 partes muito semelhantes, isto para facilitar o transporte da estrutura. O único defeito desta divisão é que foi necessário muito mais peças no interior da estrutura. Também pensei em separar em seis partes mas perdia-se imensa integridade, com 3 partes poderia apoiar duas delas, cada uma em dois pés e a central seria suportada pelas outras duas partes.


A primeira parte do desenvolvimento do projecto em abs foi a separação das peças que se deu num encontro ou sessão de trabalho, para além da separação das peças ainda deu tempo para construir os 4 pés de suporte.


Entre esse encontro e o seguinte muitos elementos foram desenvolvidos, a estrutura principal foi elaborada. Sendo o elemento mais complexo foi necessário ter muita atenção as ligações efectuadas pois uma diferença de 1 stud numa medida de 150 é muito pouco perceptível podendo levar a erros involuntários.
Também já foi elaborado as acomodações, parte da torre de extracção e também parte do heliporto.




Agora é continuar e finalizar o projecto a tempo do AEP.

Comments

Popular posts from this blog

Instructions Page