AEP Display Technic



O que se passa nos bastidores do display technic 0937.




Já por dois anos que me foi atribuído a responsabilidade de coordenar o display de technic do evento Arte em Peças. Assim sendo tive que definir um display e comecei por estudar o que já foi feito em anos anteriores e também em outros eventos e a pensar no que seria possível melhorar. Depois de ver e identificar as falhas ou melhorias que poderiam ser aplicadas teríamos que definir entre todos se essas melhorias poderiam ser desenvolvidos até ao próximo aep, se sim avança-se senão ponderaria-se o desenvolvimento dessa melhoria num intervale de tempo maior.

Deste modo para a edição do aep de 2013 comecei a analisar o display technic da edição de 2012, mas também analisei os restantes displays e verifiquei que os displays system tinham na maioria dos casos e sobretudo no display de cidade coerência, existiam neles estradas e uma estrutura complexa que integrava todos os MOC´s numa única dinâmica, o que porventura não acontecia no display technic onde todos os MOC´s eram simplesmente dispostos numa área delimitada mas sem grande nexo uns com os outros.
Assim sendo a primeira tarefa foi interligar os MOC´s de modo a que todos eles fossem mais que elementos isolados, tentei criar um espaço citadino onde todos os MOC´s fossem incorporados, não era complicado bastava criar uma cidade, já existia uma ponte, veículos e até figuras technic só faltava mesmo era criar as estradas.






Criar estradas tornou-se uma prioridade e criou-se um layout para o efeito, no entanto tive que arranjar forma de desenhar as linhas delimitadores das estrada, pensei em pinta-las mas o desafio seria massivo, também pensei em giz, mas apagaria-se com muita facilidade, então escolhi a fita adesiva branca.
A fita adesiva foi um risco pois não sabia se ela iria aderir a carpete, mas funcionou e muito bem, tão bem que durante a montagem o Tito e o Alves ficaram tão entusiasmado que criaram efeitos que não estavam planeados como o xadrez da linha de partida, linhas de stop, Raias, etc...
Agora que tinha-mos estradas surgiu todo um leque de novas necessidades inovadores como sinalética, cancelas automáticas, portões automáticos, oficina de carros, candeeiros de rua e parques de estacionamentos.



Para a edição de 2014 aplicou-se a mesma dinâmica e o mesmo processo. Não foi difícil encontrar muitas ideias para aplicar ao display, bastava pensar no que uma cidade tem e consequentemente o que podemos aplicar ao display. Na edição de 2013 tínhamos candeeiros de rua fictícios e após elabora-los surgiu no grupo a ideia de por led´s em cada um deles, ideia maluca que daria imenso trabalho e que ficou esquecida durante algum tempo até o Ricky disponibilizar-se para elaborar esse projecto. Então lá decidimos que este ano a cidade technic seria iluminada, é de referir que falar é facil concretizar esse feito não o foi. Mas com muita dedicação por parte do Ricky e ajuda dos restantes membros conseguimos fazê-lo e o aspecto final foi mesmo um espanto.



Em termos de construções para essa mesma edição foi criado uma estrutura de um prédio em construção, isto para dar mais significado a área de construção, pois uma área de construção sem nada a ser construído não era muito coerente. Também criamos um comboio integralmente feito com peças technic e para completar também se criou uma estação de comboio e desvios de linha.




Existem vários projectos que não foram finalizados este ano mas que certamente incorporarão o próximo display technic do arte em peças, pois todos os anos teremos que superar os anteriores.

Para concluir quero realçar que organizar o display é um pequeno passo em todo o processo, o mais importante são a participação colectiva de todos os membros que constroem, montam e desmontam este display, a eles agradeço todo o apoio que tem dado ao display technic.

Comments

Popular posts from this blog

Instructions Page