AM4YOU



Este é o meu primeiro moc nxt, chama-se AM4YOU ou seja Any Minifig for you, é uma maquina de venda automática em que o utilizador pode escolher que tipo de pernas, tronco e cabeça quer para a sua minifig.




Vamos ao funcionamento, começa com a introdução de uma moeda de 2eur que a maquina ira reconhecer como tal, qualquer outra moeda será descartada e voltara para o utilizador.
Após essa validação o utilizador escolhe o numero (1 a 3) referente a cabeça que pretende, os próximos dois passos são idênticos mas para o tronco e para as pernas.
De seguida a maquina irá efectuar consoante essa mesma escolha  todos os movimentos necessários para montar numa plataforma as varias peças que compõem o minifig.
Depois de completado a maquina agarra no minifig e deposita-o numa rampa de saída para o utilizador.
Por último o braço é calibrado para a posição inicial e reinicia-se o programe.

Existe uma particularidade em relação ao armazenamento das cabeças, isto é elas não podiam estar em esforço quando a garra fosse retirar uma delas senão a que está por trás dessa mesma iria rebolar e perder o seu bom posicionamento assim sendo as cabeças e respectivas gavetas são todas alinhadas no final de cada processo através de um sistema accionado pela passagem do braço.

Outra acção accionada pela passagem do braço é o recolher da moeda de 2eur para um contentor situado no interior da maquina.

Funções dos motores:

motor A: Eixo X
motor B: Eixo Y
motor C: Garra

Funções dos sensores:

Sensor 1: Sensor de cor que calibra o posicionamento do braço no fim de cada processo.
Sensor 2: Sensor de toque que reconhece se a moeda introduzida é de 2 euros.

Espero que gostem, quanto a mim foi o projecto mais difícil de fazer até hoje e tenho muito orgulho em ter conseguindo porque pensava mesmo que não seria exequível, tanto pelas dimensões estranhas das peças que compõem um minifig como também pelo facto de todas as funções terem de ser executadas por um único NXT.




Comments

Popular posts from this blog

Instructions Page